Casos de Sucesso Vida & Carreira: Escuta Ativa!

Rudra Das, filósofo, professor e yogi, viveu na Índia durante 7 anos de sua biografia. Lá, graduou-se como bacharel e fez seu mestrado em Ciências do Yoga, além de ter iniciado seu PhD na área. De volta ao Brasil, estudou Filosofia, começou seu bacharelado em Física e mestrado em Ciências da Religião. Super interessado em espiritualidade (alguém tinha dúvidas?) e no estudo como base de um aprimoramento pessoal constante e necessário para evolução interna, fundou a escola Yoga Das – um espaço espetacular localizado em Poços de Caldas – além de ter lecionado filosofia para o Ensino Médio.

Neste primeiro texto de nossa série “Casos de Sucesso Vida & Carreira”, Rudra compartilha sua experiência com o jogo inspirador da GuKá. Nosso objetivo é que nossos clientes e leitores possam se inspirar nesta história e transformar suas realidades, também.

Vamos lá?

Qual foi o contexto da aplicação do Vida & Carreira?

Capacitação sobre Yoga Nidra oferecida para profissionais da área de saúde, realizada na PUC (Campus Poços) em Fevereiro de 2019.

Em momento específico da vivência, as cartas do Vida & Carreira apoiaram o desenvolvimento dos participantes que estavam aprendendo sobre “Escuta Ativa e Atenta”. Esta, pode ser definida como a ação de “não simplesmente escutar a pessoa falar sem dar qualquer importância, mas sim ouvir seu par e todas as nuances do diálogo, abrindo espaço para a genuína expressão pessoal, sem qualquer interferência do ouvinte”.

O grupo de 50 participantes foi dividido em 25 duplas e cada pessoa, aleatoriamente, recebeu uma carta Vida & Carreira – com uma questão voltada para o desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Então, o(a) integrante A da dupla lia sua pergunta para o(a) integrante B. Enquanto este respondia, quem havia feito a pergunta deveria escutar com MUITA atenção seu par, tentando perceber o que aquela resposta significava para o outro, verdadeiramente. Depois, os papéis eram invertidos.

Observação: Importante neste exercício dar um tempo generoso a cada um para que o exercício flua com profundidade e atinja os objetivos. Segundo Rudra, ele havia planejado a duração de 10 minutos para a dinâmica. No fim, foram mais de 30.

A dinâmica foi muito bacana, tinham várias perguntas ótimas e muitas pessoas ficaram emocionadas com o exercício. Inclusive, acredito que a dinâmica tomou um tempo além do planejado pois as pessoas queriam compartilhar as perguntas com as demais (além da dupla) e outras queriam respondê-las. O processo ajudou muito ao grupo entender este conceito de escuta atenta.

A facilidade e o engajamento que o grupo alcançou na dinâmica com as cartas chamaram a atenção de Rudra. Segundo ele, por mais que o facilitador detenha várias perguntas no seu repertório, ter na mão estas questões contribuiu ativamente para a criação de conversas mais profundas e sensíveis de uma maneira muito rápida.

Por fim, Rudra deixou um recado especial para nós:

Experimente e se permita! Às vezes subestimamos a potência e profundidade que cartas com perguntas podem ter e quanto isso pode ajudar num trabalho terapêutico, educacional, profissional ou até mesmo em prol do relacionamento entre amigos. Por isso, permita-se e abuse das possibilidades com o Vida & Carreira.

Demais, não é mesmo?

Quer saber de mais histórias como essa? Atenção ao nosso blog e/ou envie um whatsapp para (35) 9 9116 6427 para não perder nenhuma novidade (se tem uma história para compartilhar, envie-nos mensagem neste mesmo número).
— — — — —

Resumo Vida & Carreira #1

Facilitador: Yogi Rudra Das

Contexto: Capacitação sobre Yoga Nidra oferecida para profissionais da área de saúde

Competência trabalhada: Escuta Ativa/Atenta

Dinâmica: dividir grupo em duplas, cada integrante com uma pergunta Vida & Carreira para ser feita ao companheiro(a). Um por vez faz a pergunta e busca ouvir atentamente a resposta, considerando todos os detalhes de gestos e olhares sem julgamento. Os papeis se invertem depois. Trazer as reflexões e novas perguntas a todo o grupo para fazer o fechamento da dinâmica e extrair os aprendizados.
— — — — —

Até a próxima história!

GuKá, cuida de você, cuida do mundo.

Comentários

× Fale conosco!