Dois jogos de estratégia, porém com uma pegada bem diferente: enquanto o Halma contempla saltos e não elimina peças do adversário, o Moinho (ou Trilha) envolve movimentos com o objetivo de retirar as peças do outro jogador. Ambos, fomentam a tomada de decisão, raciocínio lógico e desenvolvimento de um plano de jogo para chegar à vitória. O Halma demanda 10 peças para cada jogador, enquanto o Moinho 9 peças.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esses clássicos?
Halma (a partir de 7 anos)
Único jogo reconhecido internacionalmente com origem nos Estados Unidos do século 19, Halma foi desenvolvido por um médico cirurgião e professor, Dr. George Howard Monks, entre os anos de 1883 e 1884. Esta parece ser a origem mais correta do jogo, apesar de algumas outras fontes citarem a Inglaterra e até mesmo a Suécia (devido a popularidade do jogo por lá). A confusão com a origem inglesa tem, como um de seus motivos, o fato de que o Dr. Monks e seu irmão, George, terem encontrado inspiração para algumas regras do jogo em um outro: Hoppity. Este sim, de origem inglesa.
Outras curiosidades sobre o jogo, que sempre enfrentou uma série de contestações sobre sua origem e obteve diversas variações, são: (1) a palavra Halma, em grego, significa “salto”; e (2) a versão para 6 jogadores ficou conhecida como “Damas Chinesa”, fato que ajudou a popularizar o jogo.
Uma rápida pesquisa na internet irá mostrar variados formatos de seu tabuleiro – o clássico com 4 cantos (16×16). A GuKá, utiliza uma versão de 70 casas para dois jogadores, como apresentado na imagem abaixo. Independente da forma final, uma boa noção espacial é imprescindível para jogar (fica a dica!).

Montagem do Tabuleiro: cada jogador deve preencher uma extremidade de seu tabuleiro com as 10 peças sem deixar casas vazias (da linha 1 com 1 casa até a linha 4 com 4 casas).
O Jogo: na sua vez, cada jogador deve mover 1 peça sentido à extremidade oposta do tabuleiro. Essa movimentação pode ser através de: (1) jogada simples – quando a peça é movimentada para qualquer direção (contíguo ou lateral) desde que a casa esteja livre; ou (2) salto simples – quando o jogador pula sobre outra peça (sua ou do adversário) e aterrissa em um espaço vazio. Observação: é permitido mais de 1 salto seguido (saltos múltiplos) respeitando as condições dos saltos simples e não há eliminação de peças. O jogo será vencido pelo jogador que posicionar todas suas peças, na mesma posição inicial, porém no campo adversário.
No GameBox da GuKá, do outro lado do tabuleiro, temos a seguinte frase inspiradora:
Bom humor. A forma mais simples de superar os problemas.
Rui Barbosa sacou que um jogo memorável necessita de bom humor para fluir perfeitamente. Então, com o coração aberto e a mente afiada, mande ver!
Moinho ou Trilha (a partir de 6 anos)
Registros apontam que o jogo já existia em 1.000 aC e tinha grande significado – de poder e conquistas – em meio ao povo da Fenícia. O tabuleiro representava o mar, o centro a capital e as casas os diversos territórios conquistados. Outras fontes, trazem diferentes origens também – como Egito, e locais cujo território hoje abriga Irlanda, Áustria, França – porém sempre apontando para milhares de anos atrás.
Muito popular na Europa do século 14, detém uma série de nomes diferentes, dependendo de onde é jogado. Exemplos: Nine Men’s Morris, Morris, Morelles, Merelles, Merels, Mill. Fato que deixa claro e evidente quão longe o Moinho chegou no mundo. Sem dúvida, é uma das estrelas da humanidade quando o assunto é jogos de tabuleiro.

Montagem do Tabuleiro: os jogadores, alternadamente, devem posicionar suas peças no tabuleiro até 18 casas estarem ocupadas. Nesta etapa, caso o jogador forme uma linha horizontal ou vertical com 3 peças (moinho), ganha o direito de eliminar 1 peça de seu adversário (desde que esta não faça parte de um outro moinho).
O Jogo: após a montagem inicial, cada jogador deverá mover sua peça para uma casa adjacente e livre, sempre buscando construir moinhos para eliminar peças adversárias. Um jogador só pode eliminar peças de um moinho adversário se não houver outra opção. Quando um jogador tem apenas 3 peças, ele pode ‘voar’ com elas para qualquer casa não ocupada. Ganha o jogo quem: (1) deixar o adversário com 2 peças ou (2) deixar o adversário sem movimentos.
No GameBox da GuKá, acompanhando o tabuleiro do Moinho e para trazer um estímulo positivo ao ambiente, temos a seguinte citação:
O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
e é dele que eu vou viver
porque sonho não morre.
Adélia Prado
Que os momentos em que você esteja jogando, de alguma maneira, alimente todos seus sonhos. Boa diversão!
— —