fbpx
As Lições do Tubarão das Piscinas

Desde que começamos a dar vida a GuKá, em meio a todas incertezas que rodeiam empreendedores, eu e a Karla tínhamos uma certeza: faríamos de tudo para promover, através de nosso trabalho, impacto social positivo, sempre!

Destinar parte do investimento dos clientes ao Fundo Social GuKá, utilizar materiais de viés sustentável, espalhar sementes junto aos nossos produtos, são apenas algumas medidas para atingir esse propósito. E, ainda que não tenhamos atingido os patamares que sonhamos, surgem oportunidades que devem ser aproveitadas. Afinal, sempre é tempo de agradecer e devolver um pouco do que vivenciamos neste nascimento organizacional.

Com 3 meses de funcionamento, conseguimos dar nossa primeira contribuição neste sentido. Em Poços de Caldas, cidade onde estamos sediados, foi realizado o Primeiro Seminário da Pessoa com Deficiência. Neste super evento – organizado pela Secretaria de Promoção Social, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e entidades parceiras – a palestra inaugural foi do multi-medalhista paraolímpico Clodoaldo Silva, nadador que representou nosso país obtendo 6 medalhas de ouro, 6 de prata e 2 de bronze em 5 Paraolimpíadas.

Clodoaldo em palestra feita no histórico Palace Casino

E de nada adiantaria termos aprendido tanto com o campeão sem compartilhar estes achados com você que está lendo o texto.

Vamos lá?

Lição 1: Não espere oportunidades, crie-as

“Quando surgir a oportunidade, vou mudar o que preciso…vou fazer isso…vou conseguir finalmente…”

O tempo passa e a oportunidade não surge.

Clodoaldo é exemplo de que esperança não vem do verbo esperar, mas sim do movimento ativo, da decisão clara e do foco em um objetivo.

Quando mais jovem, ao iniciar sua recuperação através da natação, teve contato com a equipe de para-atletas do estado (RN), que treinava no mesmo local. Apaixonado pelas águas, arquitetou situações para mostrar seu talento e chamar a atenção do treinador. Tentou, persistiu, demorou, mas conseguiu. E aí, você já sabe…foram mais de 700 medalhas conquistadas.

Lição 2: Descobrir o que te motiva é fundamental para ir além

Se olharmos para a Jornada do Herói (teoria desenvolvida por Joseph Campbell que estuda padrões de desenvolvimento na jornada humana, mitos, etc), perceberemos que sempre passamos por períodos de crise e vontade de desistir de tudo. Escrevi “passamos” acima pois acredito que somos todos heróis, cada qual com suas potencialidades e peculiaridades.

Para o Tubarão das Piscinas, motivação é o que vem de dentro, aquele gatilho que impulsiona o nosso melhor, que nos faz superar qualquer expectativa.

Como exemplo de gatilho contou uma história de Cassius Clay (Muhammad Ali). Quando questionado sobre o motivo de se dedicar tanto nos ringues mesmo já tendo alcançado tudo na carreira e vida pessoal, o boxeador campeão respondeu: “toda vez que vou lutar, concentro-me e imagino que meu adversário é o ladrão da minha bicicleta.”

A bicicleta em questão marcou a história de Ali e foi conquistada após muito suor e determinação quando criança. Pouco tempo depois, foi roubada e nenhum vestígio do crime foi deixado. A tragédia infantil acabou pavimentando o caminho da glória no restante da jornada do lutador.

E então, para você, o que é o “ladrão da sua bicicleta”?

Ká, Clodoaldo e Gu segurando a pira do parapan

Lição 3: Leveza gera gentileza

Basta conversar um pouco com Clodoaldo para perceber que o bom humor transforma ambientes. Além disso, abre a alma, conecta pessoas e desperta sorrisos genuínos.

Essa leveza praticada e relatada pelo campeão, ao longo de toda sua história, abriu portas, inspirou pessoas a buscarem seus sonhos e ajudou na superação de obstáculos que se apresentavam.

Leveza e bom humor tem relação direta com inteligência emocional e devem ser qualidades constantemente trabalhadas em nossa jornada. É claro que nem sempre vamos conseguir estar de bom humor, por exemplo, mas entender que somos co-responsáveis pela experiência de outras pessoas quando nos manifestamos é algo primordial.

Assim, quem sabe, perceberemos que leveza gera gentileza e vice-versa.

— —

Essas foram as lições que mais chamaram minha atenção e espero ter conseguido passar um pouco de tudo isso a você.

Para finalizar, como o Clodoaldo gosta de ser o primeiro, deixamos um presente com ele: o primeiro Jogo Vida e Carreira que produzimos, com o objetivo de apoiar seus trabalhos com lideranças pelo país.

Um abraço e até o próximo texto.

Deixe uma resposta

Fechar Menu