GameBox: os jogos Alquerque e Dara

Um jogo (Alquerque) do Oriente Médio (provavelmente com impulso inicial no Egito), que consiste em uma área geográfica no entorno do leste e sul do Mar Mediterrâneo, abarcando dezenas de países como, por exemplo, Arábia Saudita, Catar, Egito, Iraque, Israel e Turquia (parte asiática); o outro (Dara) da Nigéria, país localizado na África Ocidental. Ambos os jogos para 2 jogadores, cada qual com 12 peças para iniciar a jornada.

Conheça agora um pouco mais sobre cada jogo. Vamos lá?

Alquerque (a partir de 8 anos)

Também conhecido como Qirkat, o Alquerque pode ser considerado “pai ou mãe” do jogo de Damas. Criado há mais de 3.000 anos atrás, somente apareceu na literatura nos findos do século V. Traços de seu tabuleiro podem ser encontrados em gigantescos blocos de pedra no templo de Kurna (Egito), construído por volta de 1.400 a.C.

Seu tabuleiro é formado por 25 casas (5×5) e cada jogador conta com 12 peças. Apesar de um início “sem grandes emoções” devido à pequena quantidade de movimentos possíveis, o jogo ganha força com o passar das decisões. Portanto, não subestime as primeiras jogadas!

Montagem do Tabuleiro: cada jogador deverá posicionar suas peças nas intersecções das linhas, ocupando – do seu lado – as duas primeiras fileiras e as duas primeiras intersecções da terceira fileira (da direita para esquerda).O centro fica vazio.

O Jogo: na sua vez, o jogador move sua peça seguindo uma linha até a posição seguinte. Para o jogador capturar uma peça do adversário, deve saltá-la seguindo as linhas do tabuleiro. Pode-se capturar mais de uma ficha com saltos seguidos, mas não é permitido saltar mais de uma peça por vez. A captura é obrigatória e caso não realizada o adversário pode retirar a peça do jogador distraído. As peças não podem ser movimentadas para trás e, ao chegar na outra extremidade, só poderão ser movidas lateralmente. Ganha o jogo quem conseguir capturar mais peças ou quando nenhum novo movimento for possível.

Vídeo exemplo:

No GameBox da GuKá, o tabuleiro de Alquerque vem acompanhado (do outro lado da plaquinha) da seguinte frase:

E a vida vai tecendo laços quase impossíveis de se romper: tudo o que amamos são pedaços vivos do nosso próprio ser.

Manuel Bandeira, autor desta afirmação, traduz bem o que acreditamos gerar a partir da vivência dos jogos: interação verdadeira e marcante entre as pessoas.

Dara (a partir de 7 anos)

Passado de geração para geração, este típico jogo nigeriano conferia a seus bons jogadores um status diferenciado dentre seus pares. Inclusive, era comum os praticantes viajarem de aldeia em aldeia para desafiar jogadores locais.

Dara é um jogo extremamente simples por sua estrutura: um tabuleiro 5×6 e 24 peças (2 cores diferentes), sendo 12 para cada jogador. Quanto à estrutura, uma curiosidade é que antigamente pedras eram utilizadas no lugar das peças e buracos no chão substituíam o tabuleiro plano. Ao mesmo tempo em que apresenta simplicidade de insumos para o jogo acontecer, Dara é extremamente desafiador quando o assunto é concentração e elaboração de estratégias. Essa junção – do simples com o desafiador – torna a experiência da prática super rica.

Montagem do Tabuleiro: cada jogador posiciona uma peça de cada vez no tabuleiro, até completar 24 casas ocupadas.

O Jogo: na sua vez, cada jogador deve mover sua peça para um espaço vazio (para baixo, para cima ou para os lados; proibido diagonal). Quando um jogador consegue posicionar 3 peças em uma linha, pode eliminar 1 peça de seu adversário. Linhas formadas durante a montagem do tabuleiro não são válidas. Além disso só é permitida 1 eliminação por vez – mesmo que existam mais linhas formadas com um movimento. Quando um jogador não tem mais possibilidades de formas linhas (3 peças) perde o jogo.

Vídeo exemplo:

No GameBox da GuKá, o tabuleiro de Dara vem acompanhado (do outro lado da plaquinha) da seguinte frase:

Não podemos acrescentar dias a nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias.

E inspirados nesta afirmação de Cora Coralina podemos afirmar que jogar Dara é uma grande oportunidade de trazer PRESENÇA na vida.

Um grande abraço e bom jogo!

— —

Fontes: http://iffmauricio.pbworks.com/w/file/fetch/119289489/Dara.pdf, http://www.gemsclub.org/yahoo_site_admin/assets/docs/Dara_Printable_Game.140152735.pdf, https://boardgamegeek.com/boardgame/34319/dara, http://files.matematica-prof-cicefran.webnode.com/200000058-1a96d1b91b/Apostilas%20de%20Jogos%20Matem%C3%A1ticos.pdf, https://pt.wikipedia.org/wiki/Alquerque

Comentários

× Fale conosco!